Instituições Participantes
A Universidade de Évora (UE) pertence ao sistema público de ensino superior português. As suas principais atividades envolvem a formação de estudantes, investigação, e a colaboração e transmissão de conhecimento à comunidade, promovendo a inovação e o desenvolvimento da comunidade em geral. Em particular, a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (ESDH) da Universidade de Évora dedica-se ao desenvolvimento de atividades de investigação e ensino nas áreas da saúde, atividade física e bem-estar numa perspetiva inter e transdisciplinar. A maioria dos membros do projeto Active and Mindful estão integrados no Comprehensive Health Research Centre (CHRC). A Universidade também possui bastante experiência nas áreas de design, comunicação e digitalização/ciência da computação, as quais são fundamentais neste projeto ao nível da conceção de recursos online de exercício para pessoas com Esclerose Múltipla.
A Asociación de Familiares y Afectados de Esclerosis Múltiple de Burgos (AFAEM) é uma associação sem fins lucrativos que, desde 1998, tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida das pessoas com Esclerose Múltipla em Burgos, oferecendo serviços de cuidados diretos com profissionais altamente qualificados. Estes serviços incluem fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, psicologia e trabalho social. Todos estes serviços têm um caráter individual, baseado nas características pessoais e nas necessidades de cada paciente. A AFAEM tem 259 associados e atende mais de 80 pessoas por semana nos seus serviços. A AFAEM é membro da Esclerosis Múltiple España, da Federación ECOM e da Facalem de Castilla y León.
A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas com Esclerose Múltipla, suas famílias e cuidadores. A SPEM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social reconhecida como Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência e Associação de Defesa dos Utentes de Saúde. A nível internacional, assegura a representação de Portugal na Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla e na Federação Internacional de Esclerose Múltipla. A SPEM intervém junto dos serviços públicos e instituições competentes, especialmente na saúde e na proteção social, para um apoio eficiente aos pacientes e acesso a terapias. A SPEM proporciona apoio integrado e multidisciplinar através de respostas especializadas de intervenção social e reabilitação; promove informação, sensibilização e formação para pacientes, famílias, cuidadores e sociedade civil sobre a doença e o seu impacto.